Irani Cippiciani

 



IRANI CIPPICIANI é atriz e bailarina formada em Artes Cênicas pela ECA - USP. Há 28 anos trabalha junto ao Grupo Caldeirão onde atua como atriz, arte-educadora, preparadora corporal e produtora, ajudando a administrar o Espaço Cultural Caldeirão. Há 23 anos é bailarina de dança indiana no estilo Bharatanatyam, há 19 anos dedica-se também ao Kuchipudi e Mohiniyattam. Em 2006 passou a praticar a dança folclórica indiana conhecida como Devarattam, inspirada no movimento dos pássaros. 
Em 2005 esteve na Índia, aperfeiçoando seus estudos junto à Guru Srimathi Kalamandalam Sumathi na Natyalaya School of Classical Dances, com sede em Perumbavoor (Kerala, Sul da Índia). Em 2005/06, recebeu bolsa de estudos da UNESCO - Aschberg Bursary Programme for Artists, para aperfeiçoar seus estudos de dança e teatro, junto à companhia indiana Koothu-P-Pattarai e as Gurus Kalanidhi Narayanan e Priyadarsini Govind, renomados expoentes de Bharathanatyam. 
Em 2007, com o Grupo Caldeirão, participou do evento "Intercâmbio Cultural Brasil Índia", na cidade de Chennai, estado de Tamil Nadu, realizando diversas apresentações, oficinas, debates e palestras. O Grupo Caldeirão recebeu apoio do Ministério da Cultura Brasileiro para a realização deste evento, através do programa de concessão de passagens aéreas. 
Ainda em 2007 criou, em parceria com o Espaço Cultural Caldeirão, o Núcleo Prema, voltado para difusão e intercâmbio entre as culturas brasileira e indiana, oferecendo uma série de atividades como: aulas, oficinas, demonstrações, palestras e apresentações. Em 2008, participou do espetáculo de dança contemporânea "Laughing Soil", da coreógrafa japonesa Miyako Kato, que excursionou pelo Brasil, com apoio da Fundação Japão e do governo Brasileiro e ganhou prêmio de melhor atriz e melhor coreografia pelo trabalho realizado no espetáculo "Contos e Cantos da Índia", no III Festival de Teatro do Campo Limpo. 
Em 2009/10 e 2011/12 esteve na Índia aperfeiçoando seus estudos de dança e teatro junto à Triveni School of Classical Dances e Koothu-p-pattarai. 
Em 2011, 12 e 13 atuou como Artista Orientadora de Dança do Programa Vocacional da SMC no CEU Butantã. Em 2013, com apoio do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do MINC, esteve na Índia produzindo o espetáculo de dança "Ore Yeye O, Oxum Tarangam" que funde a técnica da dança indiana à cultura brasileira. Também organizou a Mostra Caldeirão´25 junto ao Grupo Caldeirão e o I Encontro Nacional de Pesquisadores de Dança Indiana, junto a Cia. Pallavi.
Em 2016 esteve novamente na Índia, com apoio do MINC/SEFIC para desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e do espetáculo "Cantiga Moura - Arabi Gita" em parceria com a Triveni School of Dances. 
Em 2018, com apoio FAPESP/BEPE, esteve novamente na Índia para realização da segunda pesquisa de campo referente ao projeto de pesquisa "Theru Koothu - um olhar sobre as culturas populares teatrais do sul da Índia". 
Em janeiro de 2020, defendeu a tese de doutorado "Theru Koothu - um olhar sobre as culturas populares teatrais do sul da Índia", desenvolvida com apoio FAPESP/CAPES nº 2016/10719-0. 
Em 2021 atuou como orientadora no Programa Qualificação Profissional em Dança, da SEC/SP, realizado pela POIESIS e desenvolveu projetos de arte-educação junto ao Espaço Sergipe Arte, Cultura e Psicanálise, ministrando aulas, atuando como curadora e orientadora de processos artísticos em dança. 
Em 2022 atuou como professora de danças indianas pelo Núcleo Prema, trabalhou em parceria com o Espaço Sergipe - Arte, Cultura e Psicanálise como professora de teatro, curadora e orientadora de processos artísticos em dança, trabalhou como dançarina com o Coletivo Trançado e como organizadora do Fórum a Dança Indiana no Brasil. Integrou ainda o grupo de pesquisa Estudos Culturais em Artes Presenciais, coordenado pela Profa. Dra. Mariana Baruco M. Andraus (Unicamp/IA) e deu aulas de dança indiana na Casa de Cultura do Butantã.
Em 2023 atua como docente no curso técnico de teatro do Senac Lapa Scipião, dá aulas de dança indiana na Casa de Cultura do Butantã e atua como diretora, coreógrafa e intérprete do Núcleo Prema, na realização do projeto 'Cantiga Moura - Arabi Gita (uma fábula indobrasileira)', contemplado pela 33ª Edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário